11 de set de 2015

Aprendices Del Pensamiento, de Bárbara Rogof

Resumo


O desenvolvimento cognitivo infantil trata-se de um processo de aprendizagem. Ocorre através da participação guiada em atividades sociais com amigos/as que ajudam em sua compreensão quanto às práticas vinculadas à cultura. A criança desenvolve-se em contextos. Um destes é chamado de contexto social imediato. Neste, a criança se implica na resolução do problema quando em colaboração com outras, em atividades infantis socialmente organizadas. A colaboração consiste justamente no feito de compartilhar com os outros as resoluções dos problemas. A comunicação entre as crianças e aqueles com quem interage é fator fundamental na análise do desenvolvimento infantil. É a partir deste meio que a criança inicia o seu processo de participação na sociedade e na resolução de problemas complexos.


Palavras-chave: desenvolvimento, contexto, comunicação.



A participação guiada na atividade social e cultural consiste em um processo ativo e contínuo para a criança, diretamente relacionado ao desenvolvimento da comunicação. A partir de seus próprios interesses, ela se apropria de pensamentos compartilhados, e a partir da comunicação com outras crianças, ela se torna um membro da sociedade.
Além disso, a partir dessa participação ativa existe o processo criativo. Os esforços da criança permitem o desenvolvimento de sua criatividade, o que se trata de uma condição diferente de ter os seus familiares facilitando a sua aprendizagem.
Por fim, de qualquer maneira é preciso enfatizar a importância do aspecto cultural para compreender o desenvolvimento cognitivo infantil devido à interdependência entre as crianças e o seu meio.
A autora, Barbara Rogoff, em Aprendices Del Pensamiento, trata também da ênfase sócio-histórica por parte da psicologia no aspecto individual do sujeito. Isso se trataria, segundo a mesma, de múltiplas fontes incluindo o interesse da cultura americana pelo indivíduo independente, conquistador, solitário e competitivo.

Na perspectiva de Piaget, a análise do desenvolvimento cognitivo infantil enfatizava os aspectos lógicos da criança ao inventar operações para compreender a realidade material. O autor relevou pouco a importância do papel que desempenha o mundo social para estruturar a realidade e auxiliar a criança a atribuir a esta um sentido. No entanto, ele tratou sobre fatores sociais, principalmente sobre a interação entre crianças de forma contributiva a seu desenvolvimento cognitivo.
Todavia, esta necessidade de analisar a criança de forma isolada, a partir da investigação de questões relacionadas com a idade (capacidade de memória, de planificar, de perceber com profundidade, de entender conceitos, de classificar, etc.) estava relacionada ao contexto americano em que se encontrava, desempenhando um importante papel nos Estados Unidos nesta época.
A outra proposta de perspectiva de desenvolvimento diz respeito à necessidade de analisar o lugar em que ocorre esse desenvolvimento, os objetos sobre os quais se memoriza, as circunstâncias por quais o desenvolvimento segue um rumo ou outro.
Para Vygotsky os processo mentais humanos adquirem uma estrutura sócio-histórica e moldada a partir de métodos transmitidos por outras pessoas, a partir de trabalhos cooperativos e interação social. Para ele, os processos psicológicos superiores apenas podem ser adquiridos a partir da interação com outros. Esses processos aparecem primeiro em um plano social, que ao serem interiorizados passam a fazer parte de um plano individual.
O autor enfatiza a relevância da interação social no processo de desenvolvimento infantil. A participação guiada inserida na rotina da criança e em suas atividades culturais proporciona um rápido desenvolvimento da mesma.
Assim se apresenta o papel que a criança apresenta em seu próprio desenvolvimento. Esta busca ajuda a quem a rodeia para aprender a resolver problemas, também aprende a partir da observação de atividades sociais.

As atividades sociais desempenhadas pela criança, a partir dessa participação diária, proporcionam a ela lições relacionadas à cultura, e desenvolvem capacidades que são valorizadas pela mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário