28 de out de 2013

Método analisado de Pesquisa




Trabalho: A Aplicação do Método Pedagógico do Instituto Josué de Castro no X Estágio Interdisciplinar de Vivência de Santa Maria
 



Para realização desse trabalho, analisou-se os materiais audiovisuais produzidos durante os estágio e também os relatos das avaliações coletivas diárias realizadas no final de cada dia do estágio. Assim, foi possível analisar as percepções dos estagiários, da Comissão Político-Pedagógica e a aplicação do método do Instituto Educação Josué de Castro da rotina do EIV e na utilização dos Grupos de Discussão (GDs).

Os próprios autores do trabalho foram estagiários do projeto usado na pesquisa. A metodologia usada para a análise qualitativa pós-vivência foi a videográfica, com os vídeos produzidos no estágio; bibliográfica, com livros e artigos utilizados sobre o tema do Método Pedagógico do Instituto Josué de Castro; relatos de experiência, a partir de entrevistas e análises de diários de campos dos viventes.
Esse trabalho também pode ser caracterizado como resultado de uma pesquisa-ação, pois, produzido pelas experiências dos próprios estagiários, que trabalharam no método pedagógico apresentado, visando participação, colaboração à transformação social e impulso democrático.


 
Pesquisa-ação é uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas acontecem. A abordagem é de uma pesquisa-ação apenas quando ela é colaborativa... (KEMMIS e MC TAGGART,1988, apud Elia e Sampaio, 2001, p.248)

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