16 de ago de 2012

Possibilidade de Experimentos sobre a Mente Humana


     O funcionamento da mente humana é motivo de divergências de opiniões em todo campo das ciências cognitivas, assim como a realização de experimentos sobre a mesma. Teóricos comportamentais analisam apenas o que pode ser observável no indivíduo, como a relação estímulo-resposta, e não adotam a dicotomia mente/corpo. Enquanto os estruturalistas tentam compreender o que se passa por dentro do indivíduo, algo além do organismo, a própria alma. A psicologia cognitiva estuda as questões fisiológicas do indivíduo para dar base em seus experimentos sobre o comportamento humano.
     (...) Muitos desses experimentos (sobre funcionamento da mente com bases neurológicas) e seus estudos se deram pelo chamado conexionismo, definição que se dá a interligação dos neurônios com funções de alto nível (Anderson, 2004).
 
     Os processos mentais ocorrem de modo individual, vê-se nisso um grande desafio à psicologia, em que há a falta de generalizações necessárias a todas as ciências. A neurociência cognitiva vem construindo métodos, como os modelos conexionistas, que podem nos ajudar a compreender um pouco mais o cérebro e o funcionamento da mente humana.     
     Os estudos sobre o funcionamento do cérebro por métodos com o fMRI, avaliando as atividades de suas partes, contribuem na questão de analisar o comportamento humano e a sua mente, partindo de uma análise que não leva em conta experiências além do organismo. As observações concentram-se na rede que os estímulos, neurônios e cérebro formam, causando, então, as sensações e percepções do indivíduo, que podem ser chamados de estados mentais.

Um comentário:


  1. Reynaldo Araújo17 de agosto de 2012 06:56
    Olá,

    Achei seu blog no espaço de blogspot + Wordpress no ORKUT, e vim aqui para dizer que adorei seu blog, e estou seguindo. Se puder, retribua.

    Em contrapartida gostaria de lhe convidar para a nossa página "GRANDES ESCRITORES" do facebook, a qual estamos reunindo bloggeiros, e escritores independentes como eu. Se puder, e quiser, participe conosco.

    Grande abraço.
    https://www.facebook.com/groups/257348097711075/

    ResponderExcluir