3 de jan de 2012

Ideia Neoliberal

      Segundo Friedrich von Heyek, a desigualdade social é necessária, pois se todos atingirem o mesmo patamar socioeconômico, iremos em caminho à estagnação. A justiça social é disseminada, pelas elites, como uma forma de parasitismo.
      O pensamento de que a desigualdade apenas se dá, aqui no Brasil, porque a maioria dos brasileiros é incapaz, pois os capazes melhoram de vida e atingem o paraíso que é ocupar o topo da pirâmide econômica, faz com que a vida dos operários seja mesmo um inferno, onde são escravos do, ao mesmo tempo, deus e demônio “mercado capitalista.” 
     Qualquer ideia de igualdade social é descartada, pois é justamente a diferença alarmante de classes que move a nossa economia e seus lucros. Toda a esperança de melhora de vida deve ser desconsiderada, pois essa não é, e nunca foi a proposta de tal ideologia. Afinal, sempre será preciso daqueles, que sem condições/opções, fazem o trabalho pesado em favorecimento de outros.  
     A ideia neoliberal pode resumir-se em crescimento de poucos às custas de muitos, basicamente.      
     A ganância e egoísmo de muitos poderosos fizeram do Brasil o que vemos hoje, uma sociedade capitalista de assombrosa desigualdade social, vemos pessoas passando por necessidades que são absurdas em um país de porte como este. Essa mesma ganância e egoísmo é o que impede que o estado possa, de alguma forma, intervir na economia e auxiliar a população.  
     O neoliberalismo tomou conta do Brasil, e existem diversos fatores que fazem com que essa ideologia continue no comando. Assim continuará até que a população abra os olhos e exija seus direitos. A solução pode estar, e provavelmente está, muito próxima, talvez numa nova ideologia, um novo governo, um poder maior ao estado. 
     O que acontece é que o fato de que tal situação chegou ao limite e que precisamos de uma reforma urgente é irrefutável, todavia, a questão é – ninguém está de mãos atadas, deveras são os olhos que estão vendados, então, como nos livrarmos destas vendas?

2 comentários:

  1. Pamela, vc escolheu um tema difícil de tratar e teve sucesso. srsr . Vc escreve muito bem. Parabéns. Seguindo. Abraços Thata http://cafecomtrufa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. ...tudo isso se tornou num ciclo vicioso, numa bola de neve, num inferno terrestre...(infelizmente)

    seguindo vc...

    www.jaylsonbatysta.blogspot.com

    ResponderExcluir