29 de dez de 2011

Integridade em pedaços

  É muito fácil viver atrás de máscaras; jogar toda a sujeira para baixo do tapete dos outros; posicionar-se dentro da moral e das estéticas, e esconder o que há de pior em si para conquistar as pessoas todos os dias sendo algo que você não é. É muito agradável negar todos os seus erros; mentir todo o seu passado, e tornar-se alguém completamente amável aos olhos dos outros. Não é uma má ideia deixar-se corromper; livrar toda a culpa de si mentindo para e sobre os outros. Ser sempre o homem de sorrisos incontidos, aparência impecável, melancolia inocente e a eterna vítima da história - o puro e bom samaritano. A sua única complicação é viver sem contradição em meio a tantas máscaras; é saber trocá-las de minuto em minuto, pois para cada pessoa aparece com uma face diferente, tentando agradar a todos, transformando-se, enganando, mentindo - ah! O velho e bom samaritano.
 
 No entanto, tudo isso é muito fácil, um modo de vida, eu diria, demasiado cômodo.

  O difícil é mostrar o que realmente é, assumir tudo o que fez, faz ou deseja fazer. É errar e aprender com o erro. É jogar fora tudo o que lhe cobre a pele. Ser o mesmo, o único e profundo "si-próprio" perante toda a gente. Vestir-se na própria sujeira. Por fim dizer: "este sou eu, e isto é o que fiz!".

 É um absurdo, é doloroso, é raro, é praticamente impossível ter unicidade; não se fazer em pedaços para agradar cada um; não ser um mero atrativo de simpatia; mostrar o lado mau, o lado feio e sujo; assumir-se em todas as circunstâncias; ser um para todos - ter integridade.

  Ah! Bom samaritano, cuidado, pois a hora de provar quem é quem sempre chega. As máscaras caem. Toda a sujeira é revelada. Seus  pedaços corrompidos serão para sempre perdidos - adeus, pseudo-integridade, ninguém lhe ama mais, pois ninguém jamais lhe amou pelo que realmente é.

2 comentários:

  1. Escreve bem viu? Parabéns!
    Cursa o quê? beijos, da LARI

    ResponderExcluir
  2. Ah, meu blog http://flashesd.blogspot.com/ (da minha namorada)

    ResponderExcluir