29 de jan de 2011

Pinheiros do leste

   Nesta noite, em sua casa do leste, ele observa atentamente os pinheiros que dançam através de sua janela. Há vinte anos ele observa os mesmos pinheiros. Em cima de sua mesa vê-se alguns livros e por ali, espalhados, alguns discos. Há vinte anos ele lê e escuta os mesmos livros e discos. Sua casa tem uma decoração clássica, com seus móveis pesados, um carregado de detalhes rubros e castanhos. Há vinte anos ela é assim: clássica, pesada, rubra e castanha.
   A noite é fria e faz com que ele queira acender a lareira. Contudo as chamas que inundariam seus olhos e o calor que lhe invadiria o corpo lembraria-o de outros tempos que foram sonhados, com outro tipo de fogo. E como se ela adivinhasse seus desejos, aparece na porta - que permanece aberta, como se a esperasse. E espantando ele fica ao ver que ela realmente levou a sério o que ele dissera. Seus grandes olhos negros e seu sorriso malicioso diziam-lhe que sim, ela estaria entrando nos planos dele espontaneamente; bastava, agora, ele pegar as malas dela, colocá-las em seu carro, levá-la para longe dos pinheiros e viver com a moça dos olhos negros uma vida diferente dessa que vivia há vinte anos.
    No tempo que tem ele pensa, pensa muito. Olha essa moça que lhe entrega um destino em troca do seu. Olha os pinheiros lá fora. Olha o sorriso malicioso. Olha seus livros e discos. Imagina a aventura que lhe espera, uma vida nova e surpreendente. Recorda de toda as vezes que sonhou com isso contemplando os pinheiros. Por uma fração de segundo ele contempla a moça convidativa em sua frente que espera dele uma ação qualquer. Não, ele não falara sério. Como abandonar os pinheiros? Justo os pinheiros vizinhos dos quais ele já se acostumara. Seus companheiros de sonhos. Moça, vá embora, não perca seu tempo. Ele criou raízes, como os pinheiros.

Um comentário:

  1. Perdemos muitas oportunidades quando nos acodamos em coisas que já são clichês em nossa vida. Seu texto mostra isso de uma forma ela e profunda.

    PARABÉNS!

    ResponderExcluir